Combate à pirataria discutido em Roma

É a segunda vez que João Lourenço se desloca à Itália em menos de dois anos, desde que foi nomeado para o cargo de ministro Defesa Nacional.

Angola
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

prevê um encontro entre as delegações dos dois países, encabeçadas pelos respectivos titulares da Defesa, na qual são discutidos temas como “A pirataria e as medidas para o seu combate” e “As medidas anti-terrorristas”. Está igualmente prevista uma visita ao Comando da Esquadra Naval local.

A cooperação no sector da Defesa entre os dois países ganhou um novo impulso com a troca de visitas ao mais alto nível depois do acordo assinado em 2013. Para o actual vigor das relações bilaterais foi também determinante a visita do primeiro-ministro italiano, Matteo Renzi, a Angola, em Julho de 2014, retribuída um ano depois pelo Presidente José Eduardo dos Santos.

Em Setembro de 2015, delegações dos ministérios da Defesa de Angola e da Itália reuniram-se em Luanda para analisarem questões de interesse comum, tendo o encontro culminado com a assinatura de uma acta, documento que cria as condições para o reforço da cooperação. Neste domínio, Angola, tem como uma das prioridades o sector da Marinha de Guerra, para garantir a segurança da costa angolana e, de uma forma geral, da região do Golfo da Guiné. 

É  a segunda vez que João Lourenço se desloca à Itália em menos de dois anos, desde que foi nomeado para o cargo de ministro Defesa Nacional. Na visita realizada em Novembro de 2014, João Lourenço e Roberta Pinotti passaram em revista o estado da cooperação, à luz dos acordos assinados nas áreas da Defesa, Segurança e Formação militar.

João Lourenço visitou as sedes das empresas Selex e Angelo Investments, especializadas em tecnologia aeronáutica. 

O Governo italiano tem manifestado interesse em intensificar a cooperação com Angola no capítulo da Defesa. Parceiros de longa data, a Itália foi o primeiro país da Europa Ocidental a reconhecer a Independência de Angola, no dia 18 de Fevereiro de 1976, e a 4 de Junho do mesmo ano foram estabelecidas relações diplomáticas entre os dois Estados. 

As relações de cooperação tiveram início em 1977, com a assinatura de um Memorando que institui a Comissão Bilateral, então Comissão Mista de Cooperação, a que se seguiram vários outros instrumentos jurídicos.

 

 

 

 

Fonte:Angonoticias

Reditado por: Stop Noticias 2016

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus