A taxa Luibor Overnight (taxa de juro usada pelos bancos para remunerar os empréstimos interbancários), que até sábado atingiu os 26,73 por cento, tem, nos últimos tempos, mantido uma trajectória ascendente, iniciada no princípio deste mês, o que resulta no encarecimento e até escassez dos créditos bancários do país, segundo especialista do mercado.
De acordo com dados do Banco Nacional de Angola(BNA), divulgados terça-feira, este é o maior nível da taxa registada desde Novembro de 2019, e essa trajectória ascendente da taxa de referência para os empréstimos interbancários a curto prazo continua a reflectir a moderação da liquidez no mercado interbancário, em linha com a adopção da política monetária restritiva por parte da instituição.
Para entender melhor o que significa para Angola a elevação da taxa de referência,o economista José Panzo, citado sexta no Jornal de Economia & Finanças, explicou que, em termos gerais, o aumento da Luibor sinaliza que os bancos que têm mais liquidez estão a emprestar, no mercado interbancário, a preços mais altos aos que não têm, ou seja, tecnicamente o crédito fica mais caro. "Geralmente, quando alguém vai ao banco pedir dinheiro emprestado, a instituição cobra-lhe uma taxa Luibor, mais uma margem que depende do risco desse cliente.
Com este aumento, o crédito fica mais caro e é mais escasso”, disse José Panzo Mais sobre a Taxa Luibor A Luibor Overnight é a taxa de juro usada pelos bancos para remunerar os empréstimos interbancários de curto prazo, feitos à noite, no chamado mercado overnight.
No passado dia 1 do mês em curso, a taxa Luibor situou-se nos 24,61 por cento e no dia seguinte nos 25,15 e tendo na passada sexta feira atingido os 25, 95 por cento. Nesta terça-feira, a taxa Luibor Overnight atingiu o patamar de 26,11 por cento, registando um incremento de 25,95 por cento, quando comparado com o dia anterior.
Através da gestão da liquidez excedentária no sistema bancário e da definição da taxa de juro directora, o BNA procura influenciar o custo de financiamento dos bancos comerciais através da Luibor, que por sua vez se reflecte nas taxas de juro activas e passivas e, consequentemente, na procura agregada.
No entanto, uma vez que o mecanismo de transmissão por via do crédito ainda não se encontra plenamente desenvolvido, a política do BNA restringe-se à gestão dos níveis de liquidez no sistema bancário, de modo a garantir que a taxa do mercado monetário interbancário (Luibor) se mantenha dentro de um corredor compatível com a orientação da política monetária.
Consoante o desenvolvimento do mercado interbancário, monitorado através da relação entre a Luibor e as taxas de juro activas e passivas praticadas pelos bancos comerciais, adopta-se a taxa de juro directora enquanto variável operacional secundária.
Fonte:da Redação e da angonoticias
Reeditado para:Noticias do Stop 2024
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP