16
Ter., Abr.
0 New Articles

MIREX «deixa cair» Florêncio de Almeida e avança com Maria de Jesus Ferreira

Angola
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

As gaffes protocolares que inviabilizaram a audiência de João Lourenço com Lula da Silva em Brasília em Janeiro último e as falhas na gestão administrativa e deontológica terão forçado a anulação da nomeação de Florêncio de Almeida para o cargo de embaixador de Angola em Portugal e a indicação de Maria de Jesus Ferreira.



É a primeira vez que uma mulher chefia a diplomacia angolana em Portugal. Por orientação de João Lourenço, o Ministério das Relações Exteriores (MIREX) informou ao Palácio das Necessidades em Lisboa (sede do Ministério dos Negócios Estrangeiros) que o nome de Florêncio de Almeida era para ser "riscado" da lista e solicitou o agrément (aceitação da nomeação de um diplomata estrangeiro por parte de um Estado) para a embaixadora Maria de Jesus Ferreira, que actualmente exerce a função de embaixadora extraordinária e plenipotenciária e representante permanente de Angola junto da ONU.

Maria de Jesus Ferreira (MJF) será a primeira mulher a exercer o cargo de embaixadora extraordinária e plenipotenciária de Angola em Portugal. Será a 10.ª figura de Angola em Portugal desde que Angola indicou, em 1978, o nacionalista Adriano Sebastião como o seu primeiro representante em terras de Camões (vide galeria em anexo). Também já é a primeira mulher angolana a exercer esse cargo na ONU.

Portugal não é um território desconhecido para a "Comandante" (nome pelo qual é tratado nalguns círculos restritos diplomáticos), uma vez que já foi cônsul-geral de Angola no Porto. Não foi a primeira escolha de João Lourenço para este cargo, uma vez que, no ano passado, o MIREX já havia solicitado ao Palácio das Necessidades em Lisboa o agrémet para que o então embaixador de Angola na República Federativa do Brasil, Florêncio de Almeida "Mário Cabral", fosse chefiar a missão diplomática do País em Portugal.

 

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da angonoticias
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews