25
Qui., Abr.
0 New Articles

Terceiro mandato de Kabila pode levar a uma intervenção militar

Terceiro mandato de Kabila pode levar a uma intervenção militar

Africa
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Um hipotético terceiro mandato de Joseph Kabila, pode conduzir a uma intervenção militar internacional, advertiu quarta-feira, em Bruxelas, o professor congolês da Universidade de Liege, Bob Kabamba, à RFI.


«Existem três cenários na mesa das várias chancelarias africana e internacional. A opção militar contra o regime de Kinshasa é o primeiro cenário”, disse.
De acordo com o estudioso congolês radicado na Bélgica, a primeira opção seria a militar, no território congolês, para estabelecer o que se pode chamar ordem constitucional, e a segunda é a transição sem Kabila, defendida pela oposição, também apoiada a partir do exterior.
«O segundo cenário seria o de uma transição com um outro presidente que organizaria as eleições”, acrescentou.
Apontou a revolta popular como a terceira opção. «A última opção seria também uma espécie de revolta. A população invade as ruas, respondendo ao apelo de várias organizações não governamentais, mormente o Comité dos Laicos católicos (CLC), podendo as manifestações culminar com uma espécie de mudança da situação”, concluiu o catedrático que lecciona a disciplina de Ciências políticas.
Para Bob Kabamba, os americanos poderão também impor sanções estatais a RDC, consubstanciadas em proibir as empresas americanas a tratar com as entidades públicas ou privadas da RDC.


Fonte:da Redação e Por angonoticias
Reditado para:Noticias do Stop 2018
Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews