29
Qua., Jun.
0 New Articles

É oficial! BlackBerry diz adeus ao mercado dos smartphones

Mobile
Tools
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

A BlackBerry já tinha vendido 90 patentes relacionadas com tecnologia de smartphones à Huawei anteriormente, mas desta vez foi mais longe e vendeu todas as patentes relacionadas com os smartphones confirmando, assim, a estratégia de abandonar o negócio das telecomunicações. Recorde-se que há uns anos, a BlackBerry era vista como um das principais empresas no mercado dos smartphones.

A BlackBerry foi líder de mercado na área dos smartphones numa época em que estes dispositivos eram ferramentas corporativas e não produtos de consumo do mercado de massa. As empresas valorizaram as capacidades de segurança e gestão dos aparelhos, bem como outros recursos, como teclados QWERTY.

O jornal canadense The Globe and Mail informou que registos do Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos EUA (US PTO) confirmaram a transferência da propriedade intelectual da BlackBerry para a empresa Catapult IP Innovations Inc, enquanto o CFO da BlackBerry também confirmou os relatórios num comunicado feito aos investidores no início desta semana.

Com o passar do tempo, a empresa então conhecida como RIM não conseguiu adaptar-se às mudanças nas tendências do mercado. Os fabricantes da Apple e do Android foram capazes de oferecer aparelhos mais apelativos e a um melhor preço, comparativamente com a BlackBerry, que acabou por parar no tempo. O fracasso em lançar um sistema operativo mais moderno antes de 2013 foi a gota de água e a empresa retirou-se do mercado em 2016.

A BlackBerry chega ao fim com a venda das patentes do universo de smartphones, sendo que há alguns anos que já estava a perder força.

Com a venda das suas melhores patentes, a BlackBerry conseguiu um grande aporte financeiro. No total, a empresa vai receber 600 milhões de dólares, mas não de uma só vez. Uma quantia inicial de 450 milhões vai ser já avançada, ficando 150 milhões para pagar ao fim de 3 anos.

Mas ainda há pouco indicaram que um smartphone da BlackBerry estaria para breve

E a frase em cima é totalmente verdade. Apesar de a empresa mãe da BlackBerry ter mantido diversas patentes, a marca e a unidade dos smartphones já há algum tempo que foi vendida.

Em 2016, foi a TCL que ainda lançou alguns smartphones com a marca BlackBerry, mas não teve o sucesso previsto e em 2020 acabou por cortar relações e “devolver” a marca à empresa mãe.

No entanto, após um rompimento com a TCL, o BlackBerry fez parceria com a pouco conhecida empresa OnwardMobility para lançar um novo telefone em 2021, sendo que, no final do ano passado, a equipa da Onward Mobility relembrou que no próximo ano de 2022 haverá boas notícias, o que significa que haverá um novo smartphone da marca a chegar ao mercado.

O que acontece é que a empesa mãe, a BlackBerry, ainda existe, estando focada em serviços de segurança, aproveitando que a sua marca ainda tem algum (pouca) força, e tem vindo a ceder a mesma, o que também lhe deverá permitir encaixar uma razoável quantia. Apesar de a empresa ter cedido a marca, continuou a manter as patentes, que agora passam para a nova empresa e colocam um ponto final da BlackBerry no mundo dos smartphones.

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da maistecnologia
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews