EUA pode exigir que carros conversem entre si para evitar acidentes

A ideia é que essas tecnologias auxiliem o motorista a prevenir situações que possam passar despercebidas, aumentando a segurança para todos.

Personal Tech
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

contam com diversas tecnologias voltadas para a segurança no trânsito. Isso pode mudar nos próximos anos, já que o National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), nos Estados Unidos, pretende exigir que carros conversem um com os outros.

A nova regra prevê conectividade obrigatória entre veículos (V2V). Basicamente, usa um sistema de comunicação onde carros possam “ver a velocidade um do outro, localização, direção e aceleração ou frenagem, dentro de um raio de aproximadamente 300 metros“. Há planos para que os carros possam também ler objetos parados, como semáforos e barreiras físicas. A ideia é que essas tecnologias auxiliem o motorista a prevenir situações que possam passar despercebidas, aumentando a segurança para todos.

Anthony Foxx, secretário de transportes dos Estados Unidos, afirmou: “Uma vez em funcionamento, o V2V proporcionará uma capacidade de detecção de 360º das ruas e nos ajudará a melhorar a segurança dos veículos“. Se a nova regra passar a valer, demorará 2 anos para ser implementada. Isso para metade dos carros produtos a partir da sua aplicação. Depois de 4 anos, todos os carros deverão trazer as tecnologias V2V. Fica a dúvida da aplicação da regra para carros mais antigos, já que a previsão é restrita a modelos mais novos. Ou seja, teremos alguns anos até que pelo menos metade dos veículos em funcionamento passem a usar a tecnologia.

O que acha da exigência do V2V? Acredita que impactará no preço final dos veículos? Conte para nós nos comentários!

 

 

 

 

Fonte:Futurism

Reditado para:Noticias do Stop 2016

Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus