marcará a volta dos cartuchos para os consoles de mesa.
Já havíamos adiantado que o Switch não teria o mesmo poder de fogo dos consoles atuais (PS4 e Xbox One) e algumas especificações técnicas vazadas podem ter revelado a real capacidade gráfica do console da Nintendo.
Segundo as informações, o console usará uma versão modificada do chip Tegra X1, da Nvidia. Esse chip usa a arquitetura Maxwell, que equipam as placas de vídeo da geração anterior, como a GTX 980, e já foi ultrapassada pela arquitetura mais recente das placas de vídeo da empresa: a Pascal, que está presente na GTX 1080, por exemplo.
Segundo reportagem do site Eurogamer, o console tem uma diferença de performance quando está em modo console (conectado no dock) e quando está em modo portátil. A GPU (unidade de processamento gráfico) do Switch funciona a 307,2MHz quando desconectada do dock e quando conectada, ela consegue rodar a 768MHz.
Ainda de acordo com a reportagem, a CPU do console roda a 1020 MHz nas duas condições e sua memória RAM a 1331 ou 1600 MHz dependendo da situação.
Somente essas informações nos bastam para saber que o console da Nintendo não será mais potente que os consoles já presentes no mercado. Mas para quem acha isso terrível, saiba que a Big N sempre esteve um “passo atrás” de suas concorrentes no quesito “Qualidade Gráfica”, e isso nunca foi um problema para a companhia.
Para se ter ideia do que estou falando, o Nintendo Wii, que concorria com o Xbox 360 e PlayStation 3, foi o líder de vendas da sua geração com 101.44 milhões de unidades vendidas, mesmo tendo um “gráfico inferior”. Já seu sucessor, o Wii U, não foi tão bem sucedido na batalha contra Xbox One e PS4 e cabe ao Switch a tarefa de recuperar o lugar da Big N no topo das vendas novamente.
Devo dizer que de início o Nintendo Switch já está mandando muito bem. Sua proposta modular foi muito bem recebida e a notícia de que ele rodará jogos do Nintendo Game Cube não poderia ter sido melhor. Você poderá jogar Super Smash Bros. Melee ou Metroid Prime em qualquer lugar, além dos novos jogos do Super Mario e Legend of Zelda.
Me desculpem Sony e Microsoft, mas gráfico nenhum é mais importante que poder jogar Super Mario onde eu estiver, basta olhar para o sucesso de Super Mario Run para ver o que estou falando…
O Nintendo Switch vai ser um sucesso tremendo, pois sabemos que a Big N vende nostalgia de uma forma que só ela sabe. Espero que os rumores sobre seu preço sejam verdadeiros, pois não vejo a hora de ter o meu.
Fonte:Showmetech
Reditado para:Noticias do Stop 2016
Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP