28
Quinta, nov.
57 New Articles

Criptomoedas e NFT têm sido utilizadas em negócios ilegais

Criptomoedas e NFT têm sido utilizadas em negócios ilegais

CriptoMoedas
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Ao longo do ano, a Polícia Europeia já tinha divulgado relatórios onde referia a possibilidade de a utilização crescente das criptomoedas e de outros ativos digitais, como os NFT, poder estar a ser utilizada para negócios ilegais, nomeadamente para lavar dinheiro. Com a utilização deste tipo de moedas, os cibercriminosos eliminam qualquer rasto, e podem colocar o dinheiro em circulação sem qualquer tipo de histórico.
De acordo com a especialista em blockchain, Chainalysis, os destinos de criptoativos principais provenientes de fontes ilícitas são Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e Ucrânia. A Rússia ocupa o lugar cimeiro no que respeita ao maior número de fundos oriundas de negócios na Dark Web. De acordo com o mais recente relatório da Chainalysis, “o principal objetivo dos criminosos que aceitam pagamentos de bens ilícitos com criptomoedas é esconder a fonte desses fundos e convertê-los, o mais rapidamente possível, em dinheiro que possam gastar ou depositar num banco”.
Maxim Kon, que desempenha funções de consultor da polícia suíça e que é o fundador da empresa de segurança Cheksy, refere que os NFT, “são uma forma emergente de lavar dinheiro recorrendo a criptomoedas”.
“Quanto vale uma Mona Lisa? O valor da arte é subjetivo e com os NFT nem sequer podemos atribuir-lhes um valor físico, nada pode determinar o preço correto”, destaca o responsável. “Neste sentido, os criminosos podem utilizá-los para transações enormes. Numa casa de leilões não pode sentar-se na audiência e comprar a sua própria obra, mas isto está a acontecer com os NFT”


Fonte:da Redação e da maistecnologia.com
Reeditado para:Noticias do Stop 2021
Receba diariamente o STOP em seu WhatsApp
Envie um WhatsApp para +258 827606348 Em criação o Aplicativo
para receber notícias diariamente em seu celular no grupo Stopmz
Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus