20
Sáb., Abr.
0 New Articles

Poderá a Inteligência Artificial ajudá-lo a encontrar o seu próximo emprego?

Tecnologia
Tools
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Quando se está ativamente à procura de emprego, pode parecer que não vivemos num momento de “escassez global de competências”. De facto, há histórias sobre pessoas que se candidataram a centenas de empregos e que só obtiveram respostas de um pequeno número de empregadores.

Existem vários conselhos sobre a importância da personalização de candidatura e sobre como a utilização das palavras-chave escolhidas pelos empregadores podem ser uma mais-valia para que um CV se destaque e obtenha uma resposta. Muitas empresas utilizam a inteligência artificial para digitalizar os currículos em busca das competências certas, antes que um humano os leia primeiro e, por isso, é importante que os candidatos estejam se adaptem a este processo.


Parece existir muitas ferramentas para os recrutadores e empregadores, para tornar os processos de recrutamento mais fáceis e, assim, é importante perceber se a IA pode ajudar os candidatos. Neste sentido a Kelly, consultora de recursos humanos, partilhou quatro conselhos que deverá ter em conta quando se está a candidatar a um novo emprego.

 

Usar as mesmas palavras-chave utilizadas na especificação do trabalho

Muitos recrutadores utilizam softwares de análise de currículos, e geralmente utilizam palavras-chave para captar competências ou experiências cruciais para o cargo. Imagine que possui as competências ou a experiência certa, mas usa palavras diferentes das que o recrutador utilizou na sua pesquisa – isto pode fazer com que o seu CV nem sequer apareça nos resultados e, consequentemente, nem chegue a ser considerado.

Utilizar a ferramenta do ChatGPT para saber que palavras-chaves poderão ser utilizadas

O ChatGPT pode ser uma boa ferramenta para saber quais as palavras-chave a utilizar. Por exemplo, ao perguntarmos a esta plataforma qual é a descrição do trabalho (que inclui as tarefas a desempenhar e o perfil procurado) para uma função de serviço ao cliente, esta vai identificar as palavras-chave, que, ao comparar com o anúncio, aparecem redigidas da mesma forma. Assim, utilizará as palavras exatas e isso pode ajudar a garantir que o seu CV é pelo menos considerado.

Contudo, é necessário ter o cuidado de verificar várias vezes os resultados e de não incluir informações adicionais além das especificações do trabalho, tais como benefícios, pois isto poderia reduzir a força dos resultados do ChatGPT.

Personalizar a carta de apresentação

Quando foi pedido ao ChatGPT para escrever uma carta de apresentação para a mesma função de que tinha acabado de tirar as palavras-chave, foi necessário algo mais concreto: “Para o mesmo trabalho, pode escrever uma carta de apresentação (menos de 500 palavras) que explique por que razão seria ótimo para a posição? Não se esqueça de mencionar todas as palavras-chave que identificou. Pode incluir por exemplo as seguintes informações: (…)”

Estas informações adicionais são informações que o ChatGPT não consegue adivinhar, pois são pessoais. O software utiliza esses pontos no contexto, aplicando-os de forma muito natural. Além de que mencionou, ainda, alguns dos atributos mencionados no anúncio de emprego, sem repetir forçadamente as palavras-chave.

Destacar-se da multidão

Este último conselho é o que o distinguirá quando um humano finalmente analisar o seu CV. Trabalhar com o ChatGPT é muito útil, mas é sempre crucial que adapte o discurso à sua realidade e ao seu tom. Pense nestas respostas como inspiração e reescreva o resultado de acordo com o seu estilo, para garantir que tudo o que escreve é verdadeiro e adequado.

Algumas advertências

Como com qualquer tecnologia, as coisas podem correr mal. Ao compreender um pouco mais sobre como o ChatGPT funciona, pode evitar cair na armadilha de fazer suposições perigosas. Só porque é uma máquina, não significa que seja imune a cometer erros e isso deve-se em parte ao facto de todos os dados sobre os quais foi treinada serem escritos por humanos. Mas é também porque não compreende o contexto. Assim, não dispensa a intervenção humana. No entanto, pode revolucionar a forma como os candidatos a emprego se candidatam a empregos

Os recrutadores já estão a utilizar ferramentas para identificar palavras-chave, pelo que, com estes conselhos, os candidatos podem agora fazer a mesma coisa.

 

Fonte:da Redação e da maistecnologia
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews