06
Quinta, fev.
57 New Articles

GOVERNO ABRE ESTRUTURA ACCIONISTA DA HCB A NACIONAIS

GOVERNO ABRE ESTRUTURA ACCIONISTA DA HCB A NACIONAIS

Nacional
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro


Filipe Nyusi fez o anúncio esta segunda-feira, na vila do Songo, em Tete, na cerimónia que marcou a passagem dos 10 anos de reversão da HCB a favor do Estado moçambicano.
O Chefe do Estado destacou que com esta decisão pretende-se abrir espaço para investimentos nacionais na estrutura accionista daquele empreendimento que já é, efectivamente, moçambicano.
Com efeito, segundo Nyusi, a HCB amortizou em 2016 a dívida de 800 milhões de dólares norte-americanos que tinha com Portugal pela reversão, pagamento feito 18 meses antes do prazo que havia sido estipulado.
“No dia 25 de Novembro, ao lançarmos o Programa Nacional de produção e distribuição de carteiras, realizamos uma parte do nosso plano de inclusão. Hoje acrescentamos valor a esse plano com a abertura da estrutura accionista da HCB a nacionais”, disse o Presidente da República.
O estadista moçambicano reconheceu que a decisão não vai atingir a todos, avançando que se trata de um sinal de inclusão e inovação através da qual se pretende que aquela infra-estrutura seja gerida com transparência respeitando os mais altos padrões internacionais.
Segundo Nyusi, é assim que, durante os próximo 10 anos, a HCB vai investir 500 milhões de euros na reabilitação da subestação de Songo apetrechando-a com tecnologia de ponta para alinhar o parque electroprodutor com as necessidades de consumo nacional e internacional.
“Com esta tecnologia, a HCB vai garantir a produção sustentável de uma energia limpa e fiável para abastecer o mercado interno e o da África Austral”, disse.
O Chefe do Estado destacou ainda a necessidade de a HCB dar continuidade a implementação de projectos sociais no âmbito da sua responsabilidade social, através da construção infra-estruturas de saúde, educação, estradas, pontes, tendo enaltecido os feitos desta empresa nesta área.

 

 

 

Fonte:da Redação e Por RM
Reditado para:Noticias do Stop 2017

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus