A medida visa permitir a conservação da água de pequena ou grandes precipitações, de modo a minimizar o problema da falta do precioso liquido para a população e abeberamento do gado.
A província de Inhambane, com seis reservatórios escavados nos distritos de Funhalouro, Morrumbene, Vilankulo e Mabote, o governante considera um número muito aquém das reais necessidades da província.
Para o efeito, Carlos Agostinho do Rosário, diz que o governo está a mobilizar fundos para a construção daquelas infra-estruturas de capital importância para garantir o fornecimento de água às populações que ciclicamente sofrem efeitos da seca.
Segundo a Administração Regional das Águas do Sul, ARA-Sul, a construção de um reservatório escavado varia de dez a vinte milhões de meticais com uma capacidade para reter e conservar trinta e cinco mil metros cúbicos de água.
O Primeiro-ministro, Carlos Agostinho do Rosário, diz que esta é a única forma que pode contribuir para minimizar os efeitos da falta de água para as comunidades do interior.
Este sábado Carlos Agostinho do Rosário escala o distrito de Panda.
Fornecido por: RM.CO.MZ 2016 ( STOP )