O reconhecimento foi expresso em mensagem apresentada, este sábado, durante a missa inserida nas cerimónias fúnebres do Prelado, falecido na madrugada da última quarta-feira na Beira, vítima de doença.
O Chefe do Estado apelou a todos os sacerdotes a darem seguimento dos ensinamentos deixados por Dom Jaime Gonçalves.
“ Falar de ti, Dom Jaime, é falar de um moçambicano que com fé e persistência se dedicou aos estudos e traçou o seu percurso selando o seu destino como servidor de Deus e dos homens. Na divulgação da fé e da esperança, a missão que abraçaste, interagiste com a sociedade, despertando a consciência colectiva dos moçambicanos para a necessidade de construirmos uma sociedade de igualdade, justiça, harmonia social, paz e reconciliação. Nós somos e estamos aqui como parte das ovelhas do rebanho que te foi confiado por Deus e que tu, tão bem soubeste servir enquanto pastor da igreja de Cristo.” - referiu o Presidente da República, Filipe Nyusi.
Os restos mortais do antigo arcebispo da Beira e negociador do Acordo geral de Paz, Dom Jaime Pedro Gonçalves, foram a enterrar na tarde deste sábado no cemitério de Santa Isabel, na cidade da Beira.
Fornecido por:Rm.co.mz 2016 ( Stop.co.mz )