04
Sáb., maio
0 New Articles

NHAMBIU EXORTA GRADUADOS DO ISRI A PROMOVER DIPLOMACIA E ADMINISTRAÇÃO

NHAMBIU EXORTA GRADUADOS DO ISRI A PROMOVER DIPLOMACIA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MOÇAMBICANAS

Nacional
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Jorge Nhambiu, exortação os graduados do Instituto Superior de Relações Internacionais, ISRI, a promoverem permanentemente a Diplomacia e a Administração Pública

moçambicanas, independentemente do local onde se encontrarem.
A exortação foi avançada durante a cerimónia de graduação de 242 graduados, com destaque para 94 licenciados em Relações Internacionais, 135 licenciados em administração.
Para o grau de mestrado, foram graduados quatro mestres em Estudos de Desenvolvimento com Especialidade em Relações Internacionais e nove para o Curso de Estudos de Desenvolvimento com especialidade em Administração Publica.
Na ocasião, o ministro anotou com satisfação o empenho positivo dos quadros formados no ISRI, tanto nos níveis de graduação, Pós-graduação, assim como nos cursos de capacitação de curta-duração, os quais revelarem-se mais-valia técnico-profissional nas instituições da administração pública, da sociedade civil e do sector privado.
Aos Graduados nos níveis de Licenciatura e Mestrado em Relações internacionais e Diplomacia e, Relações Internacionais e Desenvolvimento, o ministro desafiou a honrem a formação que tiveram e o nome da instituição, revelando-se, de facto, quadros com elevado nível de compreensão e capacidade analítica de relações internacionais e diplomacia, por um lado e, enorme capacidade de gestão e assessoria, por outro;
De igual modo, aos Graduados nos níveis de Licenciatura e Mestrado em Administração Pública e, Administração Pública e Desenvolvimento, respectivamente, apelou para que elevem a qualidade do capital humano da Administração Pública nacional, concorrendo para o cumprimento do objectivo central e incontornável da Estratégia da Reforma e Desenvolvimento da Administração Pública (ERDAP), ou seja, “O Funcionário a Servir Cada Vez Melhor o Cidadão”.
Aliás, as actividades desenvolvidas pelo Instituto Superior de Relações Internacionais (ISRI) têm contribuído, grandemente, para o cumprimento da missão do Plano Estratégico do Ensino Superior 2012–2020, designadamente, “Promover a participação e o acesso equitativos, no Ensino Superior, e responder às necessidades do País, de uma forma dinâmica, desenvolvendo o Ensino, Investigação e Extensão para o fortalecimento da capacidade intelectual, científica, tecnológica e cultural, num contexto de uma sociedade em crescimento”.
Por sua vez, o Vice-Reitor, José Magode, destacou a necessidade de o s graduados serem agentes da defesa dos interesses e dos bens públicos nacionais, por ser uma condição de promoção de Moçambique, pedra a pedra, para patamares mais altos do desenvolvimento.
“A vossa graduação ‘e uma fonte de inspiração e de optimismo para a comunidade académica do ISRI, sob o contexto que esta em curso, por decisão do Conselho de Ministros, a criação na baze da fusão do ISRI E DO Instituto Superior de Administração Publica (ISAP), de uma Universidade nova”. disse o Vice Reitor.
Na ocasião, Magode explicou que o projecto acarretara diversificação de cursos, a formação de corpo docente e o apetrechamento em meios necessários para os programas de investigação e a docência aos noiveis de Licenciatura, mestrado e Doutoramento.

 

 

 


Fonte:da Redação e Por RM
Reditado para:Noticias do Stop 2017

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews