25
Qui., Abr.
0 New Articles

MCTESTP CELEBRA DIA INTERNACIONAL DA FUNÇÃO PUBLICA

Discursando por ocasião da efeméride, o ministro, endereçou congratulações à todos os funcionários e agentes do Ministério por ocasião da celebração

Nacional
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Por ocasião das celebrações do dia da Função Publica, data que se celebra a 23 de Junho de cada ano, o Ministro da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional, Jorge Nhambiu, exorta a todos funcionários para de forma abnegada, colocarem

a ciência e tecnologia, os Ensinos Superior e Técnico Profissional ao serviço da sociedade.
Discursando por ocasião da efeméride, o ministro, endereçou congratulações à todos os funcionários e agentes do Ministério por ocasião da celebração do “Dia Internacional da Função Pública”.
“ Vós, funcionários e agentes do nosso Ministério que no dia-a-dia garantem o cumprimento das Atribuições e Competências da instituição”, disse Nhambiu.
Para o presente ano as celebrações tem como lema: “Criando uma cultura de prestação de serviços centrada no cidadão: uma parceria com a juventude para a transformação de África”.
Foi neste contexto que no momento mais alto das comemorações no Ministério da Ciência e Tecnologia, Ensino Superior e Técnico Profissional (MCTESTP) elegeu como tema da palestra “ o Papel da Educação Profissional na Formação da Juventude e na Criação do Auto- emprego”.
Na ocasião, o Ministro explicou que a reforma da educação profissional tem como objectivo formar técnicos qualificados para responder a demanda do mercado laboral, isto é, formar em função das necessidades dos empregadores.
No âmbito das festividades em alusão, o ministro recordou que o objectivo da reforma na função pública, prende-se com a profissionalização da Função Pública, um dos eixos centrais da Reforma e Desenvolvimento da Administração Pública (ERDAP), que consiste em dotar os funcionários e agentes do Estado de habilidades, competências e atitudes condizentes à melhor servir o cidadão.
Aliás, a homenagem aos funcionários aposentados, realização de palestras, feira de saúde e deposição da coroa de flores na Praça de Heróis Moçambicanos marcaram as comemorações da semana da Função Publica no MCTESTP, efeméride que celebra-se a 23 de Junho do cada ano.
No MCTESTP, a semana de celebração do Dia Internacional da Função Pública teve o s eu inicio no dia 20 de Junho, com a palestra subordinada ao tema “Combate à Corrupção” que foi apresentada pela Directora do Gabinete Jurídico no ministério, Hortense Uetela.
Neste tema, a oradora chama atenção a necessidade de reflexão sobre a postura do servidor público, destacando a sua missão que é de servir cada vez melhor o cidadão, com ética e profissionalismo.
No dia 21 de Junho de 2017, foi um dia dedicado à saúde dos funcionários em que foi apresentada a palestra sobre “Diabetes Melitus” na qual foi passada como mensagem, a necessidade de combater o sedentarismo através da prática de exercícios físicos e actividades desportivas.
Ainda no mesmo dia, cerca de 60 funcionários e agentes participaram na realização de exames médicos (Medição de tensão arterial; Avaliação de Glicemia; Testagem voluntária de HIV, entre outros), bem como doação de gangue de cerca de 30 funcionário, acto levado a cabo pelo Banco de sangue do Hospital Central de Maputo.
No dia 22/06/201, o Director Executivo da Rede de Instituições de Ensino Superior e de Investigação de Moçambique (MoRENet), Lourino Chemane, apresentou a palestra sobre a “A Lei das Transacções Electrónicas e seu impacto na Sociedade”.
Neste tema, para além da necessidade de conhecer este instrumento legal aprovado pelo Governo, o orador chama os at3encao para a necessidade de os funcionários do Estado, em particular do MCTESTP, a contribuir para a divulgação da mesma.
Já no dia 23 de Junho do ano corrente, foi dedicado a deposição de coroa de flores na praça dos heróis Moçambicanos, seguindo da palestra sobre o Papel da Educação Profissional na Formação da Juventude e na Criação do Auto Emprego., tema que foi apresentado pelo Director Geral da Autoridade Nacional de Educação Profissional, ANEP, Edmundo Jossefa.
Importa referir que as celebrações do Dia Internacional da Função Publica no presente ano tiveram lugar na semana de 19 a 23 de Junho do ano corrente, com o momento mais alto, o dia de hoje 23 de Junho, onde as cerimónias centrais tiveram lugar no Distrito de Marracuene, Província de Maputo.

 


Fonte:da Redação e Por RM
Reditado para:Noticias do Stop 2017

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews