Carlos Agostinho do Rosário convidou especialistas vietnamitas a visitar Moçambique, até o próximo mês de Outubro, para interagir com os técnicos do Instituto Nacional de Investigação Agronómica, Ministério da Agricultura e Segurança Alimentar, bem como as empresas ligadas ao processamento e comercialização de sementes de arroz.
O Primeiro-Ministro falava esta quarta-feira depois de visitar a maior fábrica de produção de sementes de arroz, na província de Thai Bin, há cem quilómetros da capital, Hanói.
Carlos Agostinho do Rosário acrescentou que o governo moçambicano conta ainda com parceiros vietnamitas, para as frentes dos fertilizantes e da irrigação.
Contudo, sublinhou que a prioridade vai para a pesquisa, produção e comercialização de semente.
A fábrica esta quarta-feira visitada pelo Primeiro-Ministro moçambicano, teve o seu embrião em 1967, sob a orientação de Ho Chi Min, que viria a ser o primeiro Presidente do Vietname.
Como fábrica de produção de semente do arroz, começou em 1972. Com recurso a novas tecnologias, a fábrica possui uma reserva de três mil toneladas de variedades de semente de arroz e produz, anualmente, trinta mil toneladas.
É esta experiência que Carlos Agostinho do Rosário quer ver replicada em Moçambique.
Fonte:da Redação e Por RM
Reditado para:Noticias do Stop 2017