A cidade de Nampula, no norte de Moçambique, voltou a ser fustigada pelo mau tempo. As chuvas acompanhadas de ventos fortes que se fizeram sentir, nas últimas semanas, fizeram nove mortos e 13 feridos.
O delegado do Instituto Nacional de Gestão de Risco de Desastres da província de Nampula INGD - Alberto Armando, afirma que o mau tempo deixou um rasto de destruição.
“Temos a lamentar 9 óbitos confirmados e 13 feridos. Também tivemos algumas situações de infra-estruturas de saúde destruídas, sobretudo os telhados. Cerca de 127 salas de aulas ficaram destruídas pelas intempéries”, descreveu.
O novo secretário de estado da província de Nampula, Jaime Neto, assegurou que não vai faltar assistência às cerca de 10 mil pessoas atingidas pelas intempéries.
“O que temos agora é assistir imediatamente. Quando há um evento enquanto estamos a mobilizar recursos a partir dos nossos parceiros. Então nós acreditamos que não há-de haver problema em termos de assistência”, explicou.
O Instituto Nacional de Gestão de Risco de Desastres tem 18 toneladas de produtos alimentares para prestar assistência à população afectada pelas intempéries, sobretudo nos distritos de Nacala à Velha, Angoche, Malema, Rapale e no distrito de Nampula.
Em 2022, a passagem do ciclone Gombe, em Namula, provocou pelo menos 15 mortes, 50 feridos e 11 mil deslocados.
Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP