Foi durante um encontro com o corpo diplomático, acreditado em Moçambique, que o chefe de Estado Filipe Nyusi revelou que o líder do grupo responsável pelos ataques perpetrados na província de Cabo Delgado é moçambicano.
O grupo é liderado, isso importa dizer porque é um inimigo comum da humanidade, pelo moçambicano de nome Abu Sorraca, mas o nome mais conhecido é Bin Omar, denunciou.
Filipe Nyusi reconheceu avanços no combate aos terroristas no terreno, acrescentando, porém, que “ainda é cedo para cantar vitória”.
Apesar de ainda existirem focos isolados de ataques terroristas, existe um grande esforço para o restabelecimento de segurança nos locais afectados pelas nossas forças de defesa e segurança com o apoio dos nossos parceiros, justificou.
Os ataques em Cabo Delgado desencadearam uma resposta militar, desde julho de 2021, com apoio das tropas do Ruanda e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), libertando distritos junto aos projetos de gás, mas surgiram novas vagas de ataques a sul da região e na vizinha província de Nampula.
De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, a violência em Cabo Delgado já fez um milhão de deslocados e cerca de 4.000 mortes.
Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP