5 MORTOS DEVIDO A CHUVA INTENSA QUE CAI EM CABO DELGADO

5 MORTOS DEVIDO A CHUVA INTENSA QUE CAI EM CABO DELGADO

Nacional
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

 

Neste mês de Janeiro mais de trezentas e cinquenta casas foram destruídas total e ou parcialmente por chuvas intensas acompanhadas de ventos fortes, afectando mais de seiscentas famílias.

 Os distritos de Chiúre, Montepuez, Metuge, Mecúfi, Namuno, Balama e Mocímboa da Praia foram os mais afectados, conforme informações avançadas, esta terça-feira, na primeira sessão ordinária de Cabo delgado alargada aos administradores distritais e presidentes dos conselhos municipais.

A Delegada do Instituo Nacional de Gestão de Calamidades, INGC, em Cabo Delgado, Elisete da Silva Manuel, disse à Rádio Moçambique que mais de cento e cinquenta kits de abrigo, foram alocados a igual número de famílias que ficaram que ficaram sem tecto. Trata-se de kits compostos por lonas, arames, cordas, entre outros materiais de construção.

Elisete Manuel disse que além de destruir casas, as chuvas inundaram igualmente machambas de camponeses em alguns distritos da província, sem contudo revelar a área afectada.

“ Temos os rios Messalo e Megaruma, as águas galgam o rio e inundam machambas, mas ainda não temos dados da agricultura em culturas perdidas.”- afirmou a Delgada.

 A delegada do INGC, em Cabo Delgado, fez recordar que a província espera ainda a queda de chuvas normais acima de normal nos próximos meses de Fevereiro e Março.

 Apelou a comunidade a precaver-se, afastando-se das zonas de risco, protegendo os seus bens e a acatar as informações transmitidas pelos comités de gestão de risco e estruturas locais.

 

Fornecido por: Da rm.co.mz 2016 ( STOP)

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus