A proposta de suspensão do Lesotho foi feita na cimeira da dupla troika da SADC realizada em Gaberone, no Botswana.
Segundo o Presidente da República, Filipe Nyusi, a proposta de suspensão do Lesotho surge na sequência da recusa deste país em receber o relatório de inquérito sobre a morte do Chefe do Estado Maior daquele país da SADC.
Filipe Nyusi disse o Lesotho argumenta estar em curso um processo-crime contra a comissão encarregue de investigar as circunstâncias da morte do alto oficial do exército do seu país.
“ O Lesotho achou que não deve receber o relatório porque há um processo no tribunal supremo do seu país, onde eles processaram esta comissão criada pela SADC, deixando-a de parte neste caso. Estamos a explicar mas dizem que não, não. Porque o objecto é passar o relatório, a dupla troika tomou a decisão de recomendar a cimeira de todos os membros da SADC para suspender o Lesotho com os problemas que se arrastam há bastante tempo, já que acham que a SADC não ajuda muito para eles; uma organização que muito investiu em todos os processos até que ditaram as últimas eleições.” Apontou Nyusi.
O Presidente da República disse que a SADC vai fazer o acompanhamento do referido processo, pois não tem lógica processar a comissão que estava a trabalhar para contribuir na pacificação do Lesotho, a seu pedido.
Fornecido por: Da rm.co.mz 2016 ( STOP)