Moçambique acolhe em 2016 uma conferência da iniciativa Vamos Trabalhar, apoiada por parceiros que incluem o Banco Mundial.
Segundo a Rádio das Nações Unidas, o órgão destacou um workshop para servir de base para o evento ocorrido em Maputo.
A reunião de Dezembro último compilou propostas para criar intervenções com potencial de impacto para gerar empregos no sector privado moçambicano.
As 30 instituições que apoiam a iniciativa internacional incluem o Banco Africano de Desenvolvimento, BAD, e a Organização Internacional do Trabalho, OIT.
O programa pretende iniciar uma estratégia de emprego abrangente no país para criar postos de trabalho e absorver uma parte dos 40% da população mais desfavorecida.
O país é o maior entre os que foram seleccionados como pilotos da iniciativa: a Zâmbia, a Tanzânia e o Bangladesh. A próxima série de nações deve incluir a Tunísia, o Peru e nações dos Balcãs.
Análises sobre empregos e outras acções devem servir para identificar as áreas com maior potencial de crescimento. A seguir serão criadas actividades piloto que a curto prazo devem estimular investimentos com base nas cadeias de valor.
Delegados dos sectores da agricultura, construção e florestas foram envolvidos nas sessões em representação do governo, de grandes e pequenas empresas e de agências de desenvolvimento
Fornecido por: Da rm.co.mz 2016 ( STOP)