São necessários cerca de trezentos milhões dólares para as obras que incluem a construção de algumas pontes.
A informação foi avançada à Rádio Moçambique pelo director provincial dos Transportes e Comunicações de Sofala, em entrevista de balanço do desempenho do sector durante o ano recentemente terminado.
Élsio Canda revelou que no ano passado foi concluído o estudo de reabilitação daquela ferrovia.
“Com a reabilitação da linha férrea de Machipanda o nosso principal objectivo é desviar parte da carga que é transportada via rodoviária do Zimbabwe, descongestionando deste modo a EN6 e capitalizando a linha férrea de Machipanda, do ponto de vista daquilo que é a carga que pode ser transportada via ferroviária, como por exemplo o granito. Iremos continuar a centrar as nossas atenções às infra-estruturas que podem responder melhor aquilo que é o corredor de desenvolvimento da Beira.” -referiu Élsio Canda.
Segundo o director provincial dos Transportes e Comunicações de Sofala, pretende-se que o porto da Beira sirva com mais dinâmica em toda a sua estrutura das cadeias de logística e de valores, tornando o corredor da Beira mais dinâmico e mais atractivo a diferentes utilizadores.
Fornecido por: Da RM.CO.MZ 2016 ( STOP)