O compromisso foi assumido, esta quarta-feira, no banquete de Estado oferecido pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, ao seu homólogo português Marcelo Rebelo de Sousa, em visita de Estado de quatro dias ao país.
O Chefe do Estado moçambicano disse contar com o apoio de Portugal e outros parceiros, na consolidação da paz e estabilidade, face a actual conjuntura doméstica e internacional pouco favorável.
“Moçambique atravessa momentos relativamente conturbados do ponto de vista de segurança, do ponto de vista económico e social. Não queremos comparar o nosso país com nenhum outro. Sofremos o impacto combinado de ameaças à paz, da recensão económica e das calamidades naturais. A paz efectiva não pode construída apenas com simples apelos e convites ao bom senso. A paz verdadeira é um processo complexo que implica muito mais do que o simples calar das armas”, disse o Presidente Filipe Nyusi.
Por seu turno, o estadista português, Marcelo Rebelo de Sousa, disse que Portugal vai continuar a apostar em Moçambique e reafirmou confiança no futuro do povo moçambicano.
“Saiba senhor Presidente, saibam todos os presentes, que eu nunca pouparei esforço algum para promover e valorizar este País e o seu povo; um grande povo. Em todos os países por onde andar e com todos os interlocutores com quem me encontrar, Moçambique terá em mim mais do que um grande amigo, terá um filho devotado, um advogado empenhando, um parceiro estratégico e um irmão solidário” frisou o Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa.
Fonte: RM.CO.MZ
Reditado por:STOP 2016
Tópicos:Nacional, Maputo, Europa, Portugal, Lisboa