Durante a visita, o Presidente Adesina será recebido pelo Presidente da República, Filipe Nyusi e manterá contactos de trabalho com os Ministros da Economia e Finanças; de Energia e Recursos Minerais; da Agricultura e Segurança Alimentar; e de Terras, Ambiente e Desenvolvimento Rural; assim como com o Governador do Banco de Moçambique.
Prevê-se ainda, que o Presidente Adesina, examine projectos e programas do BAD no país.
A visita terá como principal objectivo discutir possíveis áreas de cooperação em áreas-chave, como Energia e Segurança Alimentar.
No quadro das 5 prioridades do BAD para o desenvolvimento africano, nomeadamente Iluminar, Alimentar, Industrializar, Integrar e melhorar a Qualidade de vida para os africanos, o BAD pretende criar um fundo de financiamento ao sector de energia em África de 12 mil milhões de dólares norte americanos durante os próximos 5 anos.
O BAD pretende, igualmente, mobilizar cerca de 50 mil milhões de dólares norte americanos do sector privado, para se garantir o acesso universal à electricidade em 2025 em África.
O Banco Africano de Desenvolvimento pretende também estabelecer parcerias transformadoras para a agricultura com o objectivo comum de alimentar África.
Desde o início das suas operações em Moçambique em 1977, o Grupo BAD já contribuiu com aproximadamente 2 mil milhões de dólares para 95 operações.
Pouco mais da metade destes fundos, foi alocada aos sectores de transportes e de agricultura.
O portfólio actual do BAD em Moçambique é constituído por 19 projectos, totalizando mais de 600 milhões de dólares americanos.
Fornecido por:Rm.co.mz 2016 ( Stop.co.mz )