O agravamento do preço do pão resulta das dificuldades que as panificadoras enfrentam, nos últimos tempos para manter o nível de produção, devido ao aumento dos preços da matéria-prima, na sua maioria adquirida fora do país, como é o caso de fermento, vitamina e outros produtos derivados.
Neste momento está em curso o processo de negociação entre o Governo e as panificadoras de forma a encontra-se uma saída que possa evitar que o preço do pão sofra um agravamento significativo.
Caso se efective, este será o segundo reajuste num intervalo de seis meses, o primeiro, que não satisfaz os empresários do ramo de produção de pão, aconteceu em Outubro do ano passado, 2015. O mesmo aconteceu depois de o Governo ter deixado de subsidiar a aquisição da farinha de trigo.
Em Outubro o preço foi agravado em 1,50 meticais- uma subida de 25 por cento. O pão passou de 6 para 7,5 meticais (o dólar norte-americano ronda os 48 meticais).
O presidente da Associação Moçambicana dos Panificadores (AMOPÃO), Victor Miguel, revelou que caso não se encontre uma solução nas negociações em curso, os produtores do pão não terão outra alternativa senão agravar os actuais preços.
Fornecido por:Rm.co.mz 2016 ( Stop.co.mz )