Salvador Ntumuke.
Falando sexta-feira a jornalistas, momentos após proceder à cerimónia de abertura do ano lectivo operativo militar e desportivo das FADM, Atanásio Ntumuke explicou que para o efeito, as tropas estão à espera das ordens do Comandante-em-Chefe das Forças Armadas, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi.
O dirigente lamentou a saída do líder da Renamo da Beira, em Outubro do ano passado, acrescentando, no entanto, que para a instituição militar, Afonso Dhlakama está na capital provincial de Sofala.
“Estamos em prontidão e à espera das ordens do nosso Comandante-em-Chefe para qualquer decisão. Se for para resgatar o líder da Renamo estamos prontos, porque é nossa missão proteger a todos, incluindo o líder da Renamo”, afirmou o Ministro.
Disse não se justificar que a Renamo tenha armas e aterrorize as populações, depois de o seu líder ter procedido à entrega formal de armas ao Governo em Outubro de 2015, o que mostra claramente que este partido não está preocupado com o desenvolvimento do país.
Apelou ao principal partido da oposição a deixar de ser portador de armas de forma ilegal, pois um partido político não deve estar armado, ao abrigo da lei.
Fornecido por: Rm.co.mz 2016 ( STOP )