“Naturalmente que, entre as questões discutidas, há a troca de experiência dos dois parlamentos na área de legislação e apoio à elaboração e finalização dos acordos em processo de elaboração nos órgãos de poder executivo, tanto de Moçambique quanto da Rússia. Os dois parlamentos vão criar a base jurídica da visita que se prepara do Presidente Nyusi para Rússia”, disse Umahanov.
Falando no final, Umahanov disse ter sido com grande honra que se encontrou com o Presidente Nyusi, que foi franco, aberto e, ao mesmo tempo, de grande importância.
“Nós preparámos as propostas concretas para serem apresentadas ao governo moçambicano. Gostaria de realçar que o Presidente Nyusi sublinhou a importância de manter aquela proximidade histórica existente entre os nossos dois povos e países e o papel que os parlamentos dos nossos dois países possam desempenhar nesse processo”, acrescentou.
A delegação parlamentar russa, chefiada pelo vice-presidente, é a primeira que visita Moçambique nos últimos dois anos.
Ainda esta quinta-feira, o estadista moçambicano recebeu, em audiência, a Baronesa de Wallasey e antiga ministra britânica para o Desenvolvimento Internacional, Lynda Chalker.
Durante o encontro, segundo Baronesa, foi discutida a melhor maneira de atrair investimento para Moçambique, para que o país possa fazer o melhor proveito dos imensos recursos de gás e petróleo, bem como outros recursos naturais, em prol do desenvolvimento e bem-estar dos moçambicanos.
“Obviamente, falámos também sobre a situação de tornar a paz efectiva em Moçambique, de todos os esforços que estão a ser feitos pelo Presidente Nyusi para trazer a paz e trabalhar para a paz, e também dizer que a Renamo deve fazer a sua parte. E nós achamos que é preciso não lutar para a paz, mas é preciso trabalhar para se encontrar a paz, porque isto é muito importante”, disse a fonte.
Fornecido por: RM.CO.MZ 2016 ( STOP )