Ciclone Gombe faz 11 mortes e afecta 115 mil pessoas

Nacional
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro


O governador da província, Manuel Rodrigues, visitou alguns distritos afectados pela passagem do ciclone Gombe, no norte de Moçambique, e confirmou as 11 vítimas mortais e vários feridos.

“O distrito de Monapo já contabiliza mais um óbito, portanto fica com dois, o distrito de Angoche cinco mortos, o distrito de Nampula duas vítimas mortais e o distrito da Ilha de Moçambique registou dois mortos. Portanto, são 11 óbitos ao nível da província de Nampula por conta da passagem do ciclone Gombe”, precisou.

O responsável político referiu ainda que a forte precipitação está a dificultar o acesso a vários distritos para o levantamento dos estragos e das necessidades dos afectados.

"O que mais nos preocupa é não sabermos qual a situação da população dos distritos de Mogincual e Liúpo, que estão ali no meio, sitiados, praticamente", referiu o governador da província de Nampula, Manuel Rodrigues.

115 mil pessoas foram afectadas pelo ciclone Gombe

Num comunicado divulgado este domingo, a Organização Internacional das Migrações estima que 115 mil pessoas foram afectadas pelo ciclone Gombe em Moçambique,cerca de 60% da população atingida serão crianças.

A OIM indica ainda que seis centros de acomodação já foram activados em Nampula.

De acordo com as autoridades, a passagem do ciclone deixou um rastro de destruição generalizado na região. Casas foram derrubadas, todo o tipo de telhados foi danificado e os campos de cultivo foram destruídos. Dezasseis dos 23 distritos da província de Nampula continuam sem electricidade.

A tempestade tropical Gombe atingiu a costa moçambicana na madrugada de sexta-feira, 11 de Março, com chuva torrencial e ventos de 165 quilómetros por hora, com rajadas superiores a 200 km/hora.

Nos últimos anos, Moçambique foi atingido pelos ciclones Idai e Kenneth que fizeram centenas de mortos e deixaram 2,5 milhões a precisar de ajuda humanitária.

Ouça aqui a reportagem de Orfeu Lisboa

 

 


Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus