
Moçambique.
“Estas questões que temos recebido fazem referência, algumas vezes, a abuso de poder por líderes comunitários ou troca de alimentos por questões de sexo e essas questões nós não temos tolerância nenhuma. É tolerância zero para essas questões que prejudicam as comunidades”, afirmou.
O responsável falou durante um encontro com técnicos do Instituto Nacional de Gestão de Desastres Naturais, parceiros de cooperação e dirigentes distritais.
Lisete Manuel, delegado do Instituto Nacional de Gestão de Risco de Desastres em Cabo Delgado não escondeu a preocupação das autoridades face às queixas.
“Uma preocupação particular é o abuso e a exploração sexual de pessoas vulneráveis que são elegíveis na assistência humanitária. Ao mesmo tempo, a comunidade humanitária está pronta a fornecer todo o apoio necessário para e cooperar estritamente com as actividades governamentais ao nível de Cabo Delgado para garantir a protecção contra este tipo de casos”, afirmou.
Os beneficiários da assistência alimentar prestada pelo PAM acusam de abuso de poder os líderes das comunidades onde os deslocados estão reassentados.
A província de Cabo Delgado, rica em gás natural, é vítima desde 2017 de ataques, alguns reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico. O conflito provocou mais de 3.100 mortes, de acordo com o projecto de registo de conflitos ACLED, e mais de 859 mil deslocados, segundo as autoridades moçambicanas.
Desde Julho, uma ofensiva das tropas governamentais com apoio do Ruanda e da Comunidade do Desenvolvimento da África Austral (SADC) permitiu a retoma de várias zonas onde havia a presença dos rebeldes, mas os ataques continuam em zonas dispersas da província e de regiões vizinhas.
Fonte:da Redação e da Rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP
