de Alfândegas americano (ICE, na sigla em inglês).
A "Operação América Central" foi uma investigação multinacional de 15 meses de duração que começou em parceria com as autoridades mexicanas e terminou no dia 28 de junho com a detenção de 27 pessoas em toda América Central, informou hoje a ICE.
As 14 pessoas restantes foram detidas na Colômbia um dia antes de terminar a operação, que também aconteceu em países como Guatemala, Panamá, El Salvador, Honduras e Costa Rica, acrescentou a informação.
"Esta operação é um reflexo do compromisso multilateral para identificar e desmantelar as redes delitivas envolvidas no movimento ilícito de pessoas", disse a diretora do ICE, Sarah Saldaña.
"Através deste esforço, estamos demonstrando que quando se tenta proteger nossas fronteiras, a comunidade internacional funcionará como um, em uma frente unida contra os envolvidos no tráfico de pessoas", acrescentou.
A Polícia Nacional do Panamá deteve sete pessoas e executou seis ordens de busca e apreensão, enquanto as autoridades da Costa Rica detiveram dois indivíduos, executaram duas ordens de revista e apreenderam uma arma.
Os funcionários salvadorenhos detiveram um indivíduo, enquanto as autoridades hondurenhas outros seis, incluindo dois supostos agentes de imigração corruptos.
Uma sétima pessoa, alvo do governo de Honduras, foi detida na Nicarágua e será entregue às autoridades do primeiro país.
Em outra operação, o ICE colaborou com a Polícia Nacional da Colômbia em uma investigação de tráfico humano que resultou em 14 detenções em cinco cidades da Colômbia e a execução de sete ordens de busca.
Fonte:EFE
Reditado por:Noticias Stop 2016
Fotografias:Getty Images
Tópicos:América Latina, Colômbia, Estados Unidos, Países ricos, Trabalho escravo