Imigrantes retidos na Grécia fazem protesto por condições de vida

Cerca de 1.600 pessoas, a maioria afegãs, estão acampadas no antigo terminal do aeroporto de Atenas

Europe
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Dezenas de manifestantes, entre eles muitas crianças, se reuniram do lado de fora de um portão gritando “Vá embora, vá embora!” e “Mentiroso!” para o ministro da Migração grego, Yannis Mouzalas. Um imigrante lhe entregou uma criança em prantos quando ele chegou ao portão lacrado.

O governo quer esvaziar todo o complexo, que consiste de instalações usadas na Olimpíada de 2004 e do antigo aeroporto de Atenas, já que o país concordou em alugá-lo a investidores particulares, em conformidade com o programa de resgate financeiro que negociou.

Cerca de 1.600 pessoas, a maioria afegãs, estão acampadas no local. Aproximadamente 600 vivem no antigo terminal de chegadas, onde aconteceu a manifestação desta segunda-feira.

O protesto, um dia depois de a mídia local noticiar que um grupo de imigrantes estava iniciando uma greve de fome, foi breve.

Mouzalas disse que alguns imigrantes tentaram impedir a distribuição de comida no campo no domingo, mas as reportagens segundo as quais estavam entrando em greve de fome eram infundadas.

“Eu entendo completamente a dor e sofrimento deles. Estamos tentando amenizá-los tanto quanto podemos”, afirmou Mouzalas aos repórteres.

Cerca de 60 mil imigrantes e refugiados estão retidos na Grécia devido ao fechamento de fronteiras nos Bálcãs, o que impediu a jornada que muitos planejavam fazer para o centro e o oeste da Europa.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Reuters

Reditado para:Noticias do Stop 2017

Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus