Os quadros foram encontrados no último mês de maio, na região de Odessa, na Ucrânia, onde haviam entrado pelo país vizinho, a Moldávia. Desde então, estão guardados no Museu de Arte Ocidental e Oriental, em Kiev.
núncio da devolução das obras foi feito pelo prefeito de Verona, Flavio Tosi, após ter recebido uma confirmação da Embaixada da Ucrânia em Roma. O valor das peças é estimado entre 10 e 15 milhões de euros. Entre elas estão obras-primas de Tintoretto, Peter Paul Rubens, Antonio Pisanello e Jacopo Bellini.
O roubo
O roubo foi cometido por três bandidos armados que renderam funcionários do castelo para invadi-lo. Tanto os seguranças quanto a caixa que trabalhavam no local foram amarrados com fitas adesivas e mantidos como reféns por um dos ladrões durante a ação.
O museu
O Castelvecchio é o principal museu de Verona e fica no Castello Scaligero, uma fortaleza erguida em 1354. Restaurado entre 1958 e 1974 com um projeto do arquiteto Carlo Scarpa, ele se divide em 29 salas distribuídas por vários níveis.
Fonte:Da Ansa
Reditado para:Noticias Stop 2016
Fotografias:Getty Images / Reuters /EFE /AFP