Mohammad Jan Rasoulyar escreveu a mensagem para Ashraf Ghani na rede social para dizer 90 soldados foram mortos nos últimos dois dias em Helmand.
Ele alertou o presidente que a província poderia cair para o Taliban.
Entourage do Sr. Ghani não estava lhe dizendo a realidade da situação, acrescentou.
Facebook "não é uma boa fonte para entregar a mensagem", ele admitiu, mas "Helmand entrará em colapso para os inimigos e não é como Kunduz, onde poderíamos lançar uma operação do aeroporto para retomá-la. Isso é simplesmente impossível e uma sonho".
Sr. Rasoulyar apelou diretamente ao presidente para a intervenção na província.
"Todo mundo ama o poder, eu também gosto do meu trabalho, mas para proteger o meu trabalho eu não estou pronto para pagar um preço enorme", escreveu ele.
"Seja rápido e agir sobre isso! Proteja Helmand desta situação de vida e morte e distanciar-se do círculo daqueles advogados que lhe dizem que está tudo bem e que a situação é normal."
Nos últimos meses, os insurgentes do Taliban lançaram várias ofensivas, esticando o exército afegão, que é a abreviação de reforços, combustível e munição.
O fato de que um oficial sênior do Afeganistão está a abordar o presidente no Facebook reflete divisões internas significativas no âmbito da administração, segundo o correspondente da BBC World Service Sul da Ásia Editor de Ethirajan Anbarasan.