Não existe uma ligação clara entre a infecção por Xylella fastidiosa e os sintomas da desidratação afetam árvores na área, as autoridades afirmam.
Dez pessoas em Puglia foram colocados sob investigação sobre a sua manipulação do surto.
Itália é o segundo maior produtor de azeite da UE.
"Principal ameaça" para azeitonas da UE doença
"Nós descobrimos que as árvores não afetadas pela dessecação que testaram positivo para Xylella, e árvores secas-out que testaram negativo", disse Lecce procurador Cataldo Motta.
Os acusados estão sendo investigados por violações incluindo propagação de uma doença de plantas e a destruição ou desfiguração de beleza natural.
A Comissão Europeia diz Xylella é uma das maiores ameaças de doenças para as plantas em todo o mundo.
Não existe um tratamento eficaz para as plantas infectadas e regulamentos da Comissão dizem que a única solução é destruí-los e estabelecer zonas-tampão livre de Xylella em torno deles.
Em julho a bactéria foi encontrada no sul da Córsega, o que levou a medidas de emergência lá.
Xylella tem vinhedos na Califórnia e pomares de citrinos anteriormente devastado no Brasil. A doença é acreditado para matar plantas por desidratação, uma vez que bloqueia a distribuição de SAP no tecido do xilema.
A Comissão Europeia diz que a bactéria encontrada na Itália é acreditado para ser uma nova variante genética ", para o qual a gama de plantas hospedeiras ainda não está claro". Ele está sendo disseminada pelo inseto prado cigarrinha, que se alimenta da seiva das oliveiras.
A UE reforçou medidas para conter a ameaça Xylella em maio. Eles incluem uma proibição de todas as importações de plantas de café da Costa Rica ou Honduras, apesar de sementes de café ainda pode ser importado.
As regras da UE atualizados dizer Xylella foi detectado em várias plantas de café importados dos dois estados da América Central.
A UE ordenou Itália para demarcar a totalidade da província de Lecce como uma zona infectada e criar um (seis milhas) 10 km zona-tampão em torno dele. Lecce é a província mais ao sul na região de Puglia.