e crimes de ódio".
Em comunicado, a CE informou que o grupo reunirá representantes dos países-membros, do Parlamento Europeu, de organizações civis, do Conselho da Europa, do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur), da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) e da Agência Europeia de Direitos Fundamentais (FRA).
Durante a apresentação desta iniciativa, a comissária europeia de Justiça, Consumidores e Gênero, Vera Jourová, declarou que, nos últimos anos, "o racismo, a xenofobia e outras formas de intolerância estiveram crescendo e estendendo-se por toda Europa em uma velocidade tóxica".
Por isso, a CE utilizará o grupo de alto nível como uma plataforma para discutir as formas concretas para prevenir os discursos e crimes de ódio, explicou a comissária.
Jourová destacou que "só juntos poderemos garantir que as medidas eficazes se iniciam para prevenir e combater o racismo, a xenofobia e outras formas de intolerância na Europa".
O grupo de alto nível também ajudará a "maximizar as sinergias entre as partes interessadas" e colaborará no "desenvolvimento de respostas específicas comuns para combater com eficácia todas as formas de racismo e intolerância", acrescentou a CE em comunicado.
Concretamente, a plataforma criará uma metodologia comum para "gravar e colher informação sobre crimes de ódio".
Terá, além disso, a função de supervisionar a aplicação correta do Código de Conduta que a CE apresentou há duas semanas para controlar de maneira efetiva as mensagens de ódio na Internet, apoiadas por várias empresas de tecnologia.
Por outro lado, a CE antecipou que prepara um site que proporcionará um "acesso fácil à informação sobre financiamentos, projetos e iniciativas que a UE promoverá para promover a tolerância, além da luta contra o racismo, a xenofobia e a discriminação", completou a nota.
Fonte:EFE
Reditado por: Stop Noticias 2016
Tópicos:Racismo, Preconceitos, Europa, União Europeia
Fotografias: Getty Images