25
Segunda, nov.
57 New Articles

Grécia tenta transferir imigrantes acampados

Bandeiras da Grécia: porto de Pireu é a principal porta de entrada para as ilhas gregas do Mar Egeu, muito apreciadas pelos turistas

Europe
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

organizados.

Mais de 50 mil imigrantes estão retidos no país devido ao fechamento das fronteiras de países localizados ao longo dos Bálcãs, o que isola um corredor terrestre em direção ao norte rico da Europa que foi usado por um milhão de pessoas fugindo de conflitos e da pobreza no Oriente Médio, na África e na Ásia.

O porto de Pireu é a principal porta de entrada para as ilhas gregas do Mar Egeu, muito apreciadas pelos turistas, mas também para o êxodo anual de gregos do território continental que vão comemorar a Páscoa da igreja ortodoxa.

Por isso as autoridades gregas, ansiosas para não afugentar o comércio turístico vital para o tesouro depauperado do país repleto de dívidas, estão passando apertos para deixar claro para os imigrantes acampados que Pireu não é seu lar.

Com essa finalidade, puseram em circulação em Pireu e em outras áreas da Grécia um panfleto sobre os campos de imigrantes improvisados que mostra uma criança de expressão radiante, um homem fazendo um sinal de coração com os dedos e um menino mastigando uma banana, e com a legenda: "As fronteiras com outros Estados europeus agora estão bloqueadas em todas as direções, e infelizmente não há esperança de que as reabram no futuro previsível".

O panfleto, publicado pela Guarda Costeira grega em árabe, farsi, inglês e grego, é uma estratégia sutil para induzir os imigrantes a rumarem para os centros de recepção.

"O povo grego sempre será seu amigo", acrescenta o texto.

Mais de 4 mil imigrantes estavam acampados em Pireu nesta segunda-feira, e mais de 11 mil outros em Idomeni, um posto de fronteira do norte onde a polícia da Macedônia disparou gás lacrimogêneo para afastar os imigrantes desesperados que avançaram sobre a cerca da divisa no domingo.

A reação ao panfleto foi uma mistura de resignação e suspeita.

"Acho que será melhor lá (no centro de recepção). Tem que ser. Estou cansado deste lugar", disse Osama Jamal, sírio de 30 anos.

Nesta segunda-feira as autoridades gregas enviaram ônibus para transferir imigrantes de Pireu para docas ao noroeste da capital Atenas, e havia sinais de que os refugiados estavam a caminho.

Mas alguns não se convenceram, temerosos de que ficariam essencialmente aprisionados nos centros.     "Acho que tudo que podemos fazer é esperar aqui", disse o sírio Furat Mamo. 

 

 

 

Fornecido por:REUTERS 2016 ( Stop.co.mz )

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus