“O secretário-geral acaba de chegar à Polónia, para se deslocar à Ucrânia", anunciou o porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, acrescentando que Guterres irá abordar a continuidade do acordo “em todos os seus aspectos e outras questões pertinentes”.
O acordo de 120 dias, inicialmente negociado pelas Nações Unidas e Turquia em Julho e prolongado em Novembro, será renovado a 18 de Março se nenhuma das partes se opuser.
Entretanto, a Rússia já fez saber que os bloqueios às suas próprias exportações agrícolas devem ser levantados, antes que Moscovo dê permissão a Kyiv para continuar a exportação de cereais a partir dos portos do mar Negro.
Apesar das exportações alimentares e de sementes russas não serem alvo de sanções, o Kremlin afirma que as restrições de pagamentos impostas aos sectores da logística e seguradoras constituem um obstáculo às suas exportações.
António Guterres deve regressar a Nova Iorque, Estados Unidos, na próxima quinta-feira. Trata-se da terceira visita do secretário-geral das Nações Unidas à Ucrânia, desde o início da invasão russa.
De acordo com a ONU, até ao momento, a Ucrânia exportou mais de 23 milhões de toneladas de milho e trigo no âmbito deste acordo. A maioria destinada à China, Espanha, Turquia, Itália e Países Baixos.
No domingo, 05 de Março de 2023, o ministro turco dos Negócios Estrangeiros, Mevlut Cavusoglu, declarou que Ancara estava a trabalhar para a continuidade do acordo sobre a exportação dos cereais ucranianos.
A manutenção do acordo permitiria aumentar o volume de cereais disponíveis, nos próximos meses, nos mercados mundiais.
Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP