A Ucrânia, país candidato à adesão à UE, acolhe hoje uma cimeira com representantes europeus. O encontro de alto nível é visto pela Comissão de Apoio dos Vinte Sete como "um forte símbolo" "face à agressão injustificada" da Rússia, que recentemente recuperou terreno no leste do país.
A presidente da Comissão Europeia chegou ontem a Kyiv, acompanhada pelo chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, e cerca de quinze comissários europeus.
Nas redes sociais, Ursula von der Leyen, mostrou-se satisfeirta por estar de volta a Kyiv, reiterando o apoio “firme” da Europa com o povo ucraniano.
É bom estar de volta a Kiev. É a minha quarta vez desde a invasão russa e desta vez com a minha equipa de comissários. Estamos aqui juntos para mostrar que a UE está firme com a Ucrânia
, escreveu.
A líder europeia anunciou ainda o envio de 10 milhões de euros para a criação de uma estratégia de cuidado a crianças e mais um pacote de sanções contra a Rússia. Trata-se do décimo pacote de sanções aplicado a Moscovo. Ursula Von der Leyen sublinhou que a Rússia deve “pagar pela destruição que causou”.
O Presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, deve chegar nas próximas horas para participar nas discussões sobre os passos para a adesão da Ucrânia à EU. Volodymyr Zelensky disse que o país merecia iniciar as negociações “este ano”, depois de ter formalizado a candidatura em junho de 2022.
Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP