forças às ordens de Vladimir Putin.
Este reforço acontece como consequência das notícias dos avanços das tropas de Kiev nesta região, uma das primeiras tomadas pelos russos, e que está há vários meses sob domínio de Moscovo. As autoridades instaladas pelos russos dão conta de "batalhas ferozes" na região, com as forças ucranianas a terem conquistado a cidade de Balakliya, nos arredores de Kharkiv.
O Presidente Zelensky indicou que as suas forças tinham retomado 100.000 hectares de território, abrangendo cerca de 20 cidades médias.
Já Anthony Blinken, secretário de Estado norte-americano, disse que a invasão da Ucrânia está a ter "um custo enorme" para a Rússia, felicitando Kiev pelos avanços no terreno.
"O número de soldados russos na Ucrânia é enorme e, infelizmente, o Presidente Putin indicou que ele vai continuar a enviar mais soldados: isto tem um custo enorme para a Rússia", declarou Blinken que hoje está em Bruxelas.
Também em Bruxelas, a Comissão Europeia apelou hoje aos Estados-membros e do Espaço Schengen que reexaminem em profundidade os vistos atribuídos a cidadãos russos, declarando que estes vistos podem representar um risco de segurança para os 27.
Já a ONU anunciou hoje que conseguiu documentar mais de 400 detenções arbitrárias e desaparecimentos forçados pelas forças russas na Ucrânia. Há vários meses que o Alto-comissariado para os Direitos do Homem reúne diferentes informações sobre a violações dos direitos dos presos de guerra nesta invasão.
Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP