As estações centrais de comboios das principais cidades são ainda o ponto nevrálgico da operação de acolhimento dos refugiados ucranianos na Polónia.
Em Cracóvia, tal como observámos há dois meses, há abrigos para passarem algumas horas, há apoio alimentar, na documentação e nas informações sobre transporte e alojamento .
Face há dois meses, há menos gente deitada nos corredores inferiores. Na praça junto à estação há 3 tendas - uma para alimentação, outra para descansar e outra para procurar roupas .
A Polónia recebeu até agora 3 milhões de refugiados nas suas fronteiras. E continuam a entrar à razão de cerca de 20 mil ao dia.
Quem quer sair da Ucrânia de comboio para a Polónia continuará a não pagar bilhete até ao final do mês .
Na Polónia as crianças refugiadas sem acompanhamento são também sujeitas a registo consular.
As últimas estatísticas oficiais na Polónia mostram que apenas uma fracção - 77 mil ucranianos, na sua maioria mulheres - conseguiu emprego neste país, sobretudo no sector industrial.
O governo polaco começou agora a implementar um cheque-medicamento para estes refugiados. Recebem aproximadamente 100 euros em moeda polaca para aviar as receitas nas farmácias polacas.
Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP