Antes dos encontros políticos em Kiev, em especial com o Presidente Zelensky em Kiev, António Guterres quis visitar zonas que sofreram o impacto da guerra na Ucrânia. Esteve em 3 pontos negros desta guerra num raio de 50 quilómetros em torno de Kiev, a capital.
Em Borodyanka, junto a edifícios destruídos por bombardeamentos russos, Guterres sublinhou que a guerra é inaceitável no século XXI e é mesmo um absurdo. E invocou mesmo a sua família que imaginou ali numa das casas destruídas. “Vejo as minhas netas a correr em pânico naquelas casas, com parte da família eventualmente morta”, disse Guterres com ar triste.
Seguiu depois para Bucha onde visitou a vala comum que está atrás de uma igreja ortodoxa, para sublinhar a importância da investigação dos crimes de guerra e apelando à Federação Russa que aceite cooperar com o Tribunal Penal Internacional.
No entanto, “quando falamos em crimes de guerra não nos devemos esquecer que o pior de todos eles é a própria guerra”, declarou António Guterres em Bucha antes de seguir para Irpin onde encontrou uma zona habitacional destruída, um cenário que classificou como sendo “horrendo” e lembrando que “os civis pagam sempre o preço mais alto” de uma guerra para a qual não contribuíram.
Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP