23
Sábado, nov.
57 New Articles

Retoma das negociações entre a Finlândia, Suécia e Turquia sobre adesão à NATO

Europe
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

adesão destes dois países e falado em "progressos".

Dos 30 membros da NATO, apenas a Turquia e a Hungria não ratificaram a entrada da Suécia e da Finlândia, algo que requer unanimidade.

Ancara condiciona a sua luz verde à expulsão, por parte de Estocolmo e de Helsínquia, de membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, que aí tinham encontrado refúgio e que o Estado turco considera ser uma organização terrorista. As negociações, por si só complicadas, estavam em curso, mas foram interrompidas em Janeiro quando um militante de extrema-direita queimou uma cópia do Corão à porta da Embaixada turca em Estocolmo.

Se a Turquia continuar a vedar o acesso à Suécia, a Finlândia está disposta a entrar na NATO sem Estocolmo, avisou, em Fevereiro, o ministro da Defesa finlandês Mikko Savola, apesar de reforçar a preferência de entrarem em conjunto.


Quanto à Hungria, o debate parlamentar sobre a adesão sueca e finlandesa começou na semana passada. Ainda que Budapeste apoie a entrada, vários deputados pedem aos responsáveis políticos suecos para pararem com as críticas sobre o Estado de direito húngaro.

A Suécia e a Finlândia pediram a adesão à NATO em Maio do ano passado, na sequência da guerra da Rússia contra a Ucrânia, abandonando a posição histórica de neutralidade.

 

 

 


Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus