De acordo com o Ministério do Interior francês, ao meio-dia a taxa de participação situava-se nos 26,41% e às 17 horas locais, ascendia a 63,23%, ou seja menos do que na primeira volta à mesma hora, em que se registou 65% de votantes e também menos do que na segunda volta das presidenciais de 2017 em que a participação também se elevava a um pouco mais de 65%.
De acordo com os institutos de pesquisa IPSOS e Sopra Steria, a taxa de abstenção poderia elevar-se a 28,2%, uma percentagem nunca vista desde 1969, em que se registou uma abstenção record de 31%.
Neste domingo, ambos os candidatos votaram na zona norte do país. O Presidente cessante, 44 anos, votou juntamente com a esposa no final da manhã no Touquet, na região Pas-de-Calais. Na mesma região votou igualmente pela manhã a candidata de extrema-direita Marine le Pen, 53 anos, no seu feudo de Henin-Beaumont.
Estas eleições soam como uma reedição das presidenciais de 2017, já com um frente-a-frente entre Emmanuel Macron e Marine le Pen. Naquela altura, Macron venceu a candidata de extrema-direita com 66,1% dos votos contra 33,9% a favor da sua rival.
Em caso de vitória, Emmanuel Macron prevê dirigir-se aos franceses a partir do perímetro da Torre Eiffel em Paris, um dispositivo de segurança específico tendo desde já sido instaurado nessa zona. No caso de Marine le Pen vencer as presidenciais, a sua equipa prevê que ela se dirija para a zona do Arco de Triunfo e da Place de la Concorde, no centro da capital.
Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP