Não há certezas sobre se Bruxelas vai, ou não, participar no financiamento desta obra que custa 350 milhões de euros.
Até junho Polónia terá um muro na fronteira com a Bielorrússia
Polónia detém traficantes de migrantes na fronteira com a Bielorrússia
Prós e contras
Anna Michalska, da Guarda Fronteiriça polaca, não tem dúvidas sobre a necessidade desta barreira: “Para nós, é um elemento importante na proteção da fronteira. Perante esta pressão migratória, qualquer proteção é necessária. Há locais onde não são precisas barreiras físicas, porque há rios ou pântanos. Esses sítios serão protegidos de forma diferente ou haverá barreiras eletrónicas".
Perante esta pressão migratória, qualquer proteção é necessária.
Anna Michalska
Guarda fronteiriça polaca
A barreira tem vários detratores, a começar pelos grupos ambientalistas, que temem o impacto na fauna e flora locais. Justyna Pawluskiewicz pertence ao coletivo "Não ao muro": "Nem toda a gente acredita que uma coisa tão estúpida como este muro possa proteger do que quer que seja, porque destrói a natureza e não ajuda em nada os humanos. A situação na fronteira só vai ficar pior por causa do muro, à semelhança do que vimos noutros países, como nos Estados Unidos ou, há muito tempo, na Alemanha. Vai cortar ao meio o ecossistema da floresta de Białowieża", diz.
A situação na fronteira só vai piorar por causa do muro.
Justyna Pawluskiewicz
Coletivo "Não ao muro"
Testemunho de um migrante
O fluxo de migrantes nesta fronteira continua: Shamsul Rahman atravessou há alguns meses e não tem dúvidas de que a barreira não vai impedir outros de repetir o gesto: "Todos têm o direito de proteger o seu território, a sua terra, a sua casa. Apenas acho que este muro não vai impedir os migrantes de vir. Os passadores e os migrantes escolhem outra rota. Se há uma barreira no caminho, simplesmente escolhem outra via para chegar a um país que seja melhor para viver", diz.
O governo polaco submeteu um pedido à União Europeia para assistência financeira na construção do muro. Os guardas fronteiriços polacos dizem ter fundos especialmente dedicados a esta obra, sem esclarecer qual é a fonte de financiamento. Não é claro se a Polónia tem o apoio da União Europeia e continua o debate sobre se o dinheiro europeu pode ou não ser usado para erguer um muro com arame farpado.
Fonte:da Redação e da euronews
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP