“O nosso mundo está a viver grandes dificuldades.”
Eis sãos as palavras do secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres ao abrir a assembleia geral da ONU. Guterres alerta que o mundo está “bloqueado por um disfuncionamento mundial colossal” e que esta semana será decisiva para tentar conter estes problemas.
Num momento em que a guerra russo/ucraniana continua, o secretário-geral da ONU deixou uma mensagem aos beligerantes “não podemos continuar assim”, tendo em conta a ausência do presidente russo, Vladimir Putin nesta cimeira.
Uma situação que levou António Guterres qualificou de G-Nothing em referência ao G8, grupo das maiores potências mundiais que é agora o G7 depois da exclusão da Rússia, desde o início da invasão da Ucrânia.
O secretário-geral da ONU também fez referência a crise energética e alimentar que o mundo está a atravessar o mundo.
" Estas crises ameaçam o próprio futuro da humanidade e o destino do planeta" "Não nos iludamos. Estamos em mares agitados. Um Inverno de descontentamento global está no horizonte.
Inverno de descontentamento mundial”.
Neste Ambito de referir que nesta terça-feira em que falava na tribuna da ONU designadamente o presidente do Brazil e do Senegal, também deve se expressar o presidente francês cujo discurso deveria insistir sobre a possibilidade de prevenir a fracturação entre Norte e Sul.
Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP