13
Sáb., Ago.
0 New Articles

Iraque: manifestantes voltam a invadir o parlamento

Mundo
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

No Iraque, o impasse político continua e as tensões estão a aumentar. Dois dias após a entrada de manifestantes no parlamento iraquiano, centenas de manifestantes voltaram a invadir o parlamento em apoio ao clérigo xiita Moqtada al-Sadr, contra a decisão da aliança “Plataforma de Coordenação” de nomear um novo primeiro-ministro pró-iraniano.


Pela segunda vez esta semana, apoiantes do influente clérigo xiita Moqtada al-Sadr invadiram o parlamento iraquiano depois de entrarem na Zona Verde de Bagdade, que alberga instituições governamentais e embaixadas, e está a ser palco de fortes enfrentamentos.

Dez meses após as eleições legislativas, o impasse político ainda é total no Iraque, que continua à espera da nomeação de um novo presidente e de um primeiro-ministro.

Tradicionalmente, o cargo de presidente é ocupado por um representante curdo, que é apresentado mediante um consenso entre as duas principais formações desta comunidade. O cargo de primeiro-ministro, que detém a maior parte do poder, é ocupado por um xiita.

Não obstante, esta eleição está a ser marcada por divergências internas para ambas posições.

Cada uma das facções curdas apresentou listas diferentes para a presidência: um candidato próximo a Moqtada al-Sadr e outro que é próximo ao Irão.

Para o cargo de primeiro-ministro, o campo Sadrista saiu em primeiro lugar nas eleições de Outubro, mas o seu líder pressionou os seus deputados a se demitirem. Embora o partido já não esteja representado no parlamento, ainda mantém um forte apoio popular.

Esta situação motivou os partidários de Moqtada al-Sadr a protestarem contra a decisão da aliança “Plataforma de Coordenação”, uma coligação liderada por xiitas próximos ao Irão, de nomear um novo primeiro-ministro.

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews