25
Qui., Abr.
0 New Articles

Hong Kong: Polícia impede comerações do aniversário de Tiananmen

Mundo
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

As autoridades de Hong Kong reforçaram a presença policial nas ruas para impedir a tradicional vigília comemorativa do 33.º aniversário da repressão na Praça de Tiananmen, em Pequim, que ocorreu em 1989.

Um forte dispositivo policial nas ruas de Hong Kong obrigou aqueles que queriam comemorar este sábado o 33.º aniversário da repressão na Praça de Tiananmen a fazê-lo em segredo ou de forma mais discreta.

Em Pequim, as autoridades instalaram dispositivos de reconhecimento facial nas ruas que conduzem à praça e mobilizaram também um grande número de polícias para o local.

Se, na China, evocar os acontecimentos de 1989 foi sempre um tabu, Hong Kong foi uma excepção até 2020, com as autoridades chinesas a imporem a lei de segurança nacional à região semi-autónoma para reprimir toda dissidência, após os gigantescos protestos pró-democracia de 2019. Desde então, as autoridades locais trabalham para apagar todos os vestígios da memória de Tiananmen.

Este sábado, Antony Blinken, secretário de Estado norte- americano acusou Pequim de tentar "apagar as memórias desse dia".

“Apesar de tentarem apagar as memoriais e a história, honramos a sua memória, promovendo o respeito pelos direitos humanos onde quer que sejam ameaçados”, escreveu.

A 4 de Junho de 1989, o regime comunista enviou tanques e militares para reprimir manifestantes pacíficos que ocupavam, há semanas, a praça central de Pequim, exigindo mudanças políticas e o fim da corrupção sistémica. Um dia depois, várias pessoas manifestaram-se pela liberdade e democracia na Praça Tiananmen, acabando por ser travadas de forma violenta pelas autoridades. Houve registo de centenas de mortos e milhares de feridos.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews