município do Lobito, província de Benguela, em 5 de Março de 1954.
João Lourenço é filho de Sequeira João Lourenço, enfermeiro, nacionalista da clandestinidade e prisioneiro político, natural de Malanje, e de Josefa Gonçalves Cipriano Lourenço, costureira, natural do Namibe, ambos já falecidos.
Mestre em Ciências Históricas e general de três estrelas na reserva, João Lourenço participou na primeira e segunda Guerra de Libertação Nacional, na Segunda Região Político Militar.
Desempenhou o cargo de chefe da Direcção Política Nacional das ex-FAPLA (Forças Armadas Populares de Libertação de Angola).
Exerceu depois as funções de 1º secretário provincial do MPLA e de comissário (governador) das províncias do Moxico e de Benguela, respectivamente, de secretário para a Informação e Propaganda do MPLA, e posteriormente de secretário-geral do partido.
Foi presidente da Comissão Constitucional da Assembleia Nacional, presidente da Comissão Constitucional, membro da Comissão Permanente, presidente do Grupo Parlamentar do MPLA e 1º vice-presidente da Assembleia Nacional.
Membro do Bureau Político do MPLA, João Lourenço foi nomeado ministro da Defesa Nacional em 2015, e eleito para o cargo de vice-presidente do partido na sequência do seu VII Congresso Ordinário, realizado em Luanda, de 17 a 20 de Agosto de 2016.
Na terceira reunião ordinária do Comité Central do MPLA, realizada a 03 de Fevereiro de 2017, em Luanda, João Manuel Gonçalves Lourenço foi indicado candidato do partido a Presidente da República.
Fonte:da Redação e Por angonoticias.com
Reditado para:Noticias do Stop 2017