Para o efeito, a presidente da Assembleia da República, Verónica Macamo, recebeu esta terça-feira, em audiência, em Maputo, uma delegação da Assembleia Nacional de Angola, chefiada pelo respectivo presidente, Fernando dos Santos.
O encontro tinha como principal objectivo reforçar a cooperação existente entre ambos órgãos de soberania nos domínios político e diplomacia parlamentar, através da troca de experiências e concertação regular sobre os diversos temas da actualidade.
A cooperação inclui ainda a administração parlamentar, considerando que a troca de conhecimentos e sobre as melhores práticas constitui uma mais-valia para o desempenho dos deputados.
Neste âmbito, foram rubricados dois acordos, o primeiro entre Verónica Macamo e Fernando dos Santos referente aos Programas de Cooperação Parlamentar para os próximos dois anos, e o segundo sobre o Programa das Administrações Parlamentares, que foi assinado pelos secretários-gerais da Assembleia Nacional de Angola e Assembleia da Republica de Moçambique, Pedro de Neri e Arménio Correia, respectivamente.
Falando durante o evento, Macamo destacou a importância dos actos, explicando que irão fortalecer a capacidade institucional dos dois parlamentos, particularmente em Moçambique.
“Os instrumentos hoje assinados vão nortear a nossa programação para o biénio 2016/2018, e estamos convictos de que os resultados esperados serão alcançados. A materialização dos objectivos inscritos no âmbito dos novos programas irá exigir, de todos nós, parlamentares e funcionários, um redobrar de esforços e empenho para o sucesso”, disse Macamo.
Por sua vez, Fernando dos Santos disse que um dos principais objectivos da sua visita a Moçambique é reforçar a cooperação entre os dois parlamentos, bem como a troca de experiências entre as partes.
“Esperamos, que, durante esta visita, as nossas respectivas delegações possam identificar os mecanismos e meios que permitirão realizar as acções que marcarão uma nova etapa nas nossas relações bilaterais”, disse dos Santos.
A delegação angolana encontra-se em Moçambique desde segunda-feira, em visita oficial de três dias, tendo sido recebido em audiência no primeiro dia pelos líderes das bancadas parlamentares da Frelimo (partido governamental), Renamo e MDM, principal e segundo partidos de oposição, todos com representação no parlamento.
Integram a delegação angolana, os deputados Exalgina Gamboa, João Pinto e Clarice Caputo e altos funcionários da Assembleia Nacional.
Fonte:RM
Reditado para:Noticias Stop 2016