interesse de estabelecer as relações de cooperação parlamentar através de assinatura, nos próximos tempos, de um memorando de entendimento.
Falando durante o encontro de cortesia que mantiveram, na sede das Nações Unidas, os dois dirigentes acordaram identificar as áreas centrais para a cooperação e preparar a documentação necessária para o efeito.
No mesmo encontro, a Presidente do Parlamento moçambicano endereçou um convite ao seu homologo vietnamita para visitar Moçambique proximamente, acto que imediatamente foi acolhido sem, no entanto, avançar com as datas.
Moçambique, segundo Nguyen Hung, e um Pais irmão no qual o Vietname pretende alargar a cooperação para outras áreas e, a Parlamentar, e uma das prioritárias.
Actualmente, Moçambique e Vietname mantêm as relações de cooperação nas áreas de Educação, Saúde, Agricultura e, a bem pouco tempo, no capítulo das tecnologias de informação e comunicação.
Ainda nas Nações Unidas, a Presidente Verónica Macamo manteve um encontro de cortesia com o Presidente do Senado Italiano, Pietro Grasso, com qual o passou em revista vários aspectos de índole politico, económico e social que se vivem nos dois países.
Na ocasião, Grosso solicitou, a PAR, o apoio de Moçambique a Candidatura da Itália a Membro do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
Em resposta, a PAR disse que levaria este assunto ao Chefe do Estado Moçambicano, Filipe Jacinto Nyusi, para análise e posterior deliberação.
Fonte:STOP-AR