20
Sáb., Abr.
0 New Articles

Parlamento aprova proposta de alteração da lei da TSU

Política
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Em declarações, na Assembleia da República, ministro da Economia e Finanças defendeu que a atual folha salarial do Estado era "insustentável".
A Assembleia da República de Moçambique aprovou, esta terça-feira (30.05), na generalidade, a Proposta de Alteração da Lei n.º 5/2022, de 14 de Fevereiro, que define as regras, critérios e remuneração dos servidores públicos, membros dos

órgãos da administração da justiça e aprova a Tabela Salarial Única (TSU).

A revisão da lei, pela segunda vez em menos de sete meses, prevê ainda o ajustamento das remunerações dos membros das assembleias provinciais.

Em declarações no parlamento, esta terça-feira, o ministro da Economia e Finanças, Max Tonela, explicou que a atual folha salarial do Estado era "insustentável".

"As propostas consistem na revisão em baixa das remunerações e dos subsídios de representação dos titulares e membros dos órgãos de soberania e dos órgãos públicos, visando contribuir para a redução do fosso salarial entre o topo e a base e assegurar o reforço da justiça salarial na administração pública e a melhoria da sustentabilidade da folha salarial", disse.

Max Tonela afirmou ainda que "a proposta está em linha com os objetivos de melhoria da gestão das finanças públicas e tem em vista aumentar o envelope de recursos para financiar os setores vitais e impulsionar a economia".

Na mesma ocasião, o ministro esclareceu que o "Governo vai manter inalterada a Tabela Salarial Única (...) tal como aprovado pelo Conselho de Ministros no passado mês de janeiro".

No início deste mês, o Fundo Monetário Internacional (FMI) aconselhou o Governo de Moçambique a prosseguir com medidas adicionais para "reduzir a massa salarial anual ao seu nível do orçamento aprovado, para salvaguardar a sustentabilidade fiscal e macro".

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da DW
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews